16 julho 2010

Importantes activistas detidos em Smara no Sahara Ocidental


Ontem à noite, dia 14 de Julho de 2010 as 21:00, foram detidos pela guarda nacional marroquínas e a policia marroquina dois importantes activistas saharauis dos direitos humanos, o Sr Sidi Mohamed Daddach, Presidente da CODAPSO e o Sr Sidahmed Lemjiyed, Presidente da CSPRON.
A detenção ocorreu na zona oeste da cidade de Smara (Sahara Ocidental Ocupado), quando ambos foram detidos pelo menos uma hora em cada posto de controle sendo revistados e intimidados. Após terem passado os postos de controle e tendo entrado na cidade de Smara, os vehículos aos serviços secretos de segurança de Marrocos perseguiram-nos. Os vehiculos rodearam a casa do activista saharaui de direitos humanos e Presidente do Comité de Smara. Eram dois automóveis de cor branca pertencentes a secção de informação geral.
Os dois activistas tinham como missão investigar a realidade dos direitos humanos na região de Smara, visitando activistas de direitos humanos da região, assim como visitar as familias dos presos politicos saharauis detidos em prisões marrroquinas.
Sidi Mohammed Daddach é um dos activistas dos direitos humanos saharauis mais destacado, tendo estado encarcerado mais de duas decadas no carceres negros marroquinos, sujeito a inumeras formas de torutura. Quando foi preso em 1979 foi condenado á pena de morte mas devido a pressão internacional a pena foi alterada para prisão perpetua. Em 1999 foi libertado após anos de acções e denúncias da Amnestia Internacional e de outras organizações de defesa dos direitos humanos, como por exemplo a AFAPREDESA. Em 2002 Daddach recebeu o prémio Rafto. Após grandes dificuldades para obter o passaporte conseguio deslocar-se à Noruega para receber o prémio, onde lhe foi possivel reencontrar-se com a sua mãe pela primeira vez desde 1975. A mãe de Daddach vive actualmente nos acampamentos de refugiados no sul da Argélia.
Sidi Daddach é constantmente alvo de acções repressivas e de intimidação por parte das autoridades marroquinas.
Em Abril de 2010 representantes do Conselho Português para a Paz e Cooperação tiveram um breve encontro com o Sr. Daddach nos acampamentos de refugiados durante uma visita de vários activistas aos acampamentos.

(Noticia publicada em www.saharatoday.net e traduzida por Isabel Lourenço)