16 setembro 2009

Auto retratos na Mouraria


Com inspiração na já extinta figura do fotógrafo ambulante, os habitantes, trabalhadores e visitantes do bairro da Mouraria foram convidados pelo fotógrafo Carlos Morganho a participarem nesta colecção de auto-retratos.

A grande diferença em relação a essa tradição perdida é que foram essas pessoas a disparar a máquina fotográfica (através de um mecanismo de controlo remoto), transformando assim cada fotografia num auto-retrato inteiramente livre e ao seu gosto.

Este modo de fotografar, apesar de pouco convencional (os fotógrafos gostam de ser eles a escolher o momento em que disparam a máquina, o seu “instante decisivo”), suscitou alguns desafios interessantes: por um lado a criação de um inesperado jogo de troca de papéis entre o fotógrafo e a pessoa fotografada, fomentando a sua participação e transformando-a simultaneamente em modelo e fotógrafo; por outro lado, dará a percepção de como as pessoas projectam a sua imagem exterior, através das “poses” e expressões que escolhem.

A intervenção do autor limitou-se ao enquadramento (procurando garantir a homogeneidade do painel) e à escolha final das fotografias a serem exibidas.
Por isso mesmo isto é um projecto de TODOS os que participaram e impossível de concretizar sem a sua colaboração.
Obrigado!

Sem comentários: