O título deste exercício, que surge na sequência do programa de colóquios e debates promovido pela Cinemateca em Janeiro de 2011, começa desde logo por se tratar de uma provocação, ainda que respeitosa e intelectualmente cordial, pelo que gostaria que fosse lido como um desafio e nunca como um ataque. Isto porque faço questão de começar por reiterar que ao longo do meu percurso como investigadora tenho encontrado nesta instituição todo o apoio e muitas vezes a motivação, as ideias e os estímulos - aliás como este que agora me leva a escrever - que têm impulsionado o meu trabalho, paralelamente aos excelentes professores com quem tenho tido o privilégio de me cruzar.
Mas... e se eu tivesse vivido toda a minha vida, por exemplo, na Covilhã e estivesse agora a estudar cinema na UBI (Universidade da Beira Interior)? Este exemplo não se prende apenas com a distância ou a interioridade mas também com o facto desta instituição me parecer - ainda que sem grande conhecimento de causa - apresentar um currículo disciplinar deveras ambicioso e inovador no que respeita ao panorama do ensino do cinema em Portugal... A resposta à minha pergunta inicial seria, temo, que provavelmente os meus esforços académicos teriam, no mínimo, sido irreversivelmente prejudicados. Outro exemplo: que pequena fortuna teria eu tido de empenhar para poder ter feito aquele trabalho para um seminário de mestrado sobre o Jean Vigo? Infelizmente não há "bus shutle" entre a Covilhã, o Porto, Coimbra ou o Algarve para aceder ao ANIM. E sem a ajuda a D. Maria de Jesus da Biblioteca, provavelmente eu teria passado ao lado daquele livro que foi tão importante para a minha formação que culminou nas premissas da tese de doutoramento que agora desenvolvo. Talvez não tivesse sido "pior" investigadora do que sou mas o meu percurso teria sido necessariamente diferente, adaptado a outros estímulos e possibilidades, a horizontes mais reduzidos.
Crescer a não ver os ciclos da cinemateca não seria uma lacuna irreversível: o meu interesse pelo cinema é tardio e só descobri as maravilhas deste museu a meio da licenciatura e isso não me impediu de prosseguir os meus estudos (só tive que "pedalar" mais um bocado). É preciso ter a noção que os que tiveram o privilégio de usufruir deste luxo, recorrentemente referido nestes debates como tendo um papel determinante na sua formação cinéfila juvenil e, por isso mesmo no mérito que atribuem à instituição, é uma mera minoria de especialistas que muito, mas respeitosamente, invejo. Mais, este ponto assinala uma dos maiores desafios que hoje se coloca à cinemateca: quase todos os que assistimos ou participámos nestes debates aprendemos aí a ver cinema e a partir daí desenvolvemos as nossas especialidades como realizadores, críticos, professores ou investigadores... Mas nas novas gerações, mesmo os que cheguem a cinéfilos convictos, sequiosos de conhecer a sua herança, o seu passado e os seus antecedentes, aprenderão tudo ao contrário - e aqui contrário não quer dizer necessariamente mau, mas radicalmente diferente: vão filmar antes de ver e vão conhecer o youtube antes de irem ao museu! Irão filmar obras de arte? Na esmagadora maioria dos casos, claro que não. Mas o lastro com que algum dia se aproximarão desse passado será incontornavelmente tão diferente que torna urgente uma mudança de abordagem. É justamente neste papel formador das sucessiva gerações que me recuso a cair na crítica fácil que se queixa da cinemateca estar constantemente a passar os mesmo filmes. Se este argumento vingasse, eu e os meus pares nunca teríamos tido o privilégio de ver, por exemplo, O Couraçado de Potemkine numa sala de cinema em vez do VHS, primeiro, ou do DVD, depois. Antes destas tecnologias, era a Cinemateca ou nada! Mas é inútil negar que alguém que entre hoje para um curso de cinema não tenha mais à mão uma edição de luxo em "blu-ray", repleta de extras que talvez até incluam explicações históricas, do que a Cinemateca. É também neste sentido que partilho da opinião do Professor Paulo Filipe Monteiro quando atribui à cinemateca a responsabilidade por uma certa doxa que contribuiu para formatar o cinema português e que - reitero - este é um dos maiores desafios que se coloca esta instituição hoje: se antes não havia possibilidade de ver as obras a não ser na cinemateca, a multiplicidade de recursos hoje permitirá o questionamento dessa dita doxa, principalmente pelo acesso "ao que fica de fora". O que mais temo é que ao não tomar consciência desta nova realidade e insistindo nos padrões conservadores a Cinemateca passe a ser definitivamente vista como retrógrada e ultrapassada, reservada a "ratos-de-biblioteca" com palas nos olhos.
O valor que muitos de nós damos à sala de cinema e ao grande ecrã tenderá a ser desvalorizado por esses novos dispositivos acessíveis e práticos que facilitam a aproximação do múltiplos públicos às obras e isso é bom. Se a paixão vier, se o "bichinho" se instalar, então, sim, eles virão às salas e quererão desfrutar da magia... Daí que é importante a revisão das estratégias de abordagem, nomeadamente pedagógicas: se um estudante de cinema - voltemos ao exemplo - da Covilhã, não vem a Lisboa ver um ciclo de cinema mudo português é preciso que este lhe chegue de outra forma: edição em DVD, streaming... Se ele se deixar encantar, dedicará o seu percurso a tentar vê-los nas melhores condições depois. E isso é sempre melhor do que nunca chegar a ver essas obras.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos livros. Confesso desconhecer como funciona a política de empréstimos da biblioteca neste momento, mas ao que julgo saber é impossível requisitar a saída de um livro sem ser internamente ou para consulta na biblioteca. Como é que isto pode ser justo? E como é que pode ser justo ter de pagar para poder citar imagens-em-movimento numa tese ou conferência? Faz algum sentido uma dissertação sobre cinema que não se faça acompanhar na sua defesa por um excerto do seu objecto de estudo? Ou que numa conferência se tenha de ler uma sinopse ou descrever uma cena porque o custo das imagens corresponde a muitos-euros-por-minuto? A única resposta lógica que consigo encontrar é uma total inadaptação aos novos meios de que os investigadores, alunos, professores e especialistas dispõem para ensinar, discutir, pesquisar cinema hoje. E é nesse sentido que me revejo inteiramente no comentário do André Dias (no debate sobre investigação) em relação ao privilégio que a Cinemateca atribui à vertente historiográfica e museológica (tipo fechada-na-vitine ou trancada-nos-cofres) em detrimento da vertente teórica.
Para terminar, mais um desafio: há um realizador português, professor universitário e a fazer o doutoramento em Cambridge que já teve a sua obra integralmente exibida no canal ARTE? A Cinemateca sabe quem é? Se não: como é que isso é possível; se sim: porque é que ainda não o mostrou?
14 fevereiro 2011
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