19 fevereiro 2011

Palestina vencerá ou a vergonha de Deus

Documentário "Israel vs Israel" na SIC Notícias sobre activistas da paz israelitas que apoiam a causa palestiniana. Um ex-militar israelita diz que 70% do seu trabalho enquanto elemento da força ocupante foram manobras de dissuasão e afirmação de poder militar, porque se os palestinianos se sentirem acossados por essa força, terão medo e não atacarão.
Depois de ter estado no Sahara Ocidental, uma das sensações mais fortes que trouxe comigo é que chega a uma altura em que não há nada a temer porque não há nada a perder. Quanto mais Israel, Marrocos e outras forças ocupantes retirarem aos ocupados (vidas, terras, direitos), mais depressa chegará o dia em que o desespero supera o medo.
Dói ver uma miúda mais nova que eu, civil, de bandeira israelita em punho a gritar, roxa de raiva, "morte aos palestinianos".
Cristo à parte, o Deus judeu é o mesmo que me ensinaram e tenho vergonha disso. Nenhum deus, se existir é isso - vergonha e morte.
Estar lá, existir, ter nascido ali - é a "culpa" maior dos palestinianos. E volto a ter vergonha da sorte que tenho por ser daqui...

Sem comentários: